Campeonato Brasileiro Universitário de Taekwondo – 2012

No dia 15 de Abril de 2012, a Escola da Polícia Militar de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul) serviu de palco para a seletiva do Mundial Universitário, que acontecerá na Coréia do Sul, em maio deste ano.

Fabiola participou como técnica da USP e da Sant’anna. A professora reconhece que o nível técnico dos competidores estava acima da média (principalmente por conta da presença de atletas da seleção brasileira), mas infelizmente o mesmo não pode ser dito sobre o campeonato em si:

[O evento] Foi mal organizado. A opção de usar coletes eletrônicos parecia ter sido tomada de última hora, tamanha  a demora para montagem e testes dos equipamentos. O campeonato só começou as duas da tarde(!), isso porque estava previsto para começar as nove da manhã! – disse a técnica.

Os problemas não ficaram só na questão do horário. Contagem de pontos via colete eletrônico ainda não é um método totalmente difundido no Brasil, e não são muitos os campeonatos que utilizam o mesmo, o que pode ter prejudicado o “jogo” de alguns dos presentes, conforme Fabiola comentou:

No geral houve uma discrepância considerável entre técnicas aplicadas e pontos computados, pois somente alguns atletas tinham ‘idéia’ de como era o estilo de luta a ser usada com colete eletrônico. O número de pessoas prejudicadas não foi baixo, pois a estratégia de luta nessas condições é totalmente diferente. Foi praticamente como passar semanas treinando na F1 com pneu comum, para no dia da corrida ter o mesmo trocado por pneus de chuva.

Deixando as adversidades de lado, o campeonato trouxe mais visibilidade para o esporte, conforme o Mestre Adauto Silva, Vice Presidente da FETESP (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo) comenta:

O crescimento da prática do Taekwondo Universitário e o destaque de alguns atletas em competições de nível mundial despertam um interesse cada vez maior em inúmeras Instituições universitárias em todo o Brasil.

Ok, muito bacana tudo isso de visibilidade, incentivo e tal, mas nada adiantará se do ponto de vista de quem participa (o principal, convenhamos) fica a impressão de que o trabalho de organização é mal feito.

Re thiô!

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s