A arte milenar do Shou Bo

Shou Bo. Tenho certeza que muita gente – mesmo da área – não sabe do que se trata.

O que, para alguns, pode parecer uma “nova arte marcial” na verdade trata-se de um estilo bem antigo. As primeiras provas de sua existência (alguns datam da Dinastia QIN, 221 – 206 a.C.) foram encontrados em desenhos primitivos, em rochas mesmo. Há indícios inclusive de que ele seria o passo inicial do Wushu – ou Kung Fu, como é conhecido vulgarmente.

O Kung Fu foi extremamente difundido com o passar dos séculos, enquanto o Shou Bo acabou ficando de “escanteio”, mas não necessariamente esquecido. Com a atual exposição das artes marciais na mídia, e a constante procura de atletas e simpatizantes por algum estilo de luta que possa diferir do habitual, o Shou Bo ressurge, e, com ele, a esperança de uma provavel e definitiva unificação com o Kung Fu que ja conheCemos.

Shou Bo significa -em tradução livre – “Arremesso Com os Braços”, e é uma modalidade que engloba: chutes, socos, e obviamente, tecnicas arremessos.

Precisão e fluidez, são as palavras chave deste estilo que nao faz uso constante do agarramento em seus golpes (ver video abaixo), o que faz com que seu praticante busque o refinamento constante de suas tecnicas.

O atual responsavel por propagar o estilo  internacionalmente é o Grao Mestre Yaun Zumou, um dos poucos mestres chineses que ainda estão na ativa. Ele reside na França, sede da FederaCAo Internacional de Shou Bo. Este pais – que veio a se tornar seu lar – serviu de refugio para o mestre durante a época negra em que os militares da China exterminavam metodicamente todos os mestres de artes marcias, a fim de reprimir qualquer possibilidade de uma revolução.

No Brasil, parte do Shou Bo já está em desenvolvimento ha algum tempo com o Shuai Jiao, o famoso “Judo Chines”.

Para orgulho do governo chines, por envolver diversas tecnicas de Kung Fu tradicional, e se adaptar sem grandes problemas com outras vertentes marciais chinesas, o Shou Bo pode ser considerado um grande candidato para a categoria de lutas nas proximas Olimpiadas.

Anúncios

Uma consideração sobre “A arte milenar do Shou Bo”

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s