GET OVER HERE! – Aprendendo a lançar o arpão do Scorpion com Johnny Cage (?!)

Pesina. Daniel Pesina.

E aí? Alguma idéia de quem seja? Nada??

Garanto que se você nasceu na década de 80, está mais do que familiarizado com ele. Quer apostar? Vamos tentar outros nomes então:

Noob Saibot, Reptile, Smoke, Johnny Cage, Sub-Zero, e Scorpion.

Não disse que você o conhecia?

Pois é… agora, o que você talvez não saiba é que, além de ator,  exímio praticante de artes-marciais, e parente do Lorde Raiden (interpretado nos games por seu irmão Carlos Pesina), Daniel  – ou melhor, Sifu Pesina – comanda a academia Chicago Wushu, nos Estados Unidos.

Como o próprio título da academia -e seu curriculo marcial- sugerem, a especialidade do Sifu Pesina é o wushu, tradicional estilo de arte marcial chinesa. Além de suas belas apresentações coreografadas (com ou sem armas), o wushu é facilmente reconhecido em um campeonato pelo traje de seus praticantes, normalmente feito de cetim em cores muito vivas.

Dito isso, vamos ao que realmente interessa. O rope dart (ou arpão, ou kunai, ou ainda sheng biao) é uma arma chinesa formada basicamente de uma corda (de 3 a 5 metros de cumprimento, normalmente) com uma ponta de metal presa em uma de suas extremidades. Ela já apareceu em alguns filmes de kung fu do Jet Li da década de 80 também, mas provavelmente ficou gravada na mente da galera que cresceu nesta época por meio do icônico golpe do ninja Scorpion, de Mortal Kombat.

No video abaixo, Daniel ensina os principios do manuseio desta arma letal com a ajuda de um de seus jovens alunos. Caso não entenda muito inglês e queira pular direto para a prática, ela começa em 1:15.


Não é tão fácil quanto Scorpion faz parecer, não é? Ainda assim, uma técnica muito bacana, que envolve coordenação e muita precisão por parte de seu praticante.

Apesar de já ter visitado os Estados Unidos algumas vezes e ser um grande apreciador da pancadaria virtual de Mortal Kombat, só vim saber dessa academia há algumas semanas, após ler uma entrevista (ótima leitura, por sinal) com Daniel em um site de games aí.

Espero ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em minhas próximas viagens, comprovando a boa vontade, humildade, e sobretudo o bom humor e disposição sempre comentados por pessoas que estiveram em contato próximo, e quem sabe até fazer uma aula em sua academia.

Até porque não é todo dia que podemos treinar com Mr. Cage em pessoa, não é?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s