O Muay Thai, a “Arte das Oito Armas”

O ator Tony Jaa encarna Ting, um jovem praticante de Muay Thai no filme Ong Bak.

Um Pouco do Passado do Muay Thai

A historia – pelo menos a mais aceita entre mestres da arte e historiadores, conta que o povo -que residia na província de Yunnan, na China – que viria a se tornar o Tailandês, era muito visado, constantemente atacado, por isso migrava com frequência de região para região, até encontrar o local ideal, livre, fértil e muito bom para agricultura. Nessa ocasião, decidiu-se não migrar mais, e passaram a desenvolver técnicas marciais para se defender de possíveis agressores ou invasores. E assim nasceu o MUAY THAI, conhecido também como a “Arte das oito Armas” pelo característico e eficiente uso combinado dos punhos, joelhos, canelas, cotovelos e pés.
Com o estabelecimento da nação e o passar dos anos (e foram mais de 2 mil), muitas lendas em torno do estilo foram criadas. Em uma das mais populares, conta-se que um antigo rei, chamado de “O Tigre”, tinha o hábito de sair secretamente do Palácio para participar de torneios de luta . Para não ser reconhecido, usava uma máscara e, na grande maioria das vezes, vencia seus adversários. E assim, seguidas de várias lendas, inclusive que o resultado da luta de dois boxeadores determinaria o nome daquele que subiria ao trono da Tailândia.

O Estilo Vem Para o Brasil

No ano de 1979 começou uma nova modalidade marcial no Brasil. O Grão Mestre Nélio Naja introduziu o Muay Thai – na época mais conhecido como Boxe Tailandês – no país. Ele reuniu um grupo de faixas pretas de Tae Kwon Do e, em 1980, foi fundada a primeira associação de Muay Thai, que tinha como presidente o Grão Mestre Flavio Molina.
De 1981 em diante, diversos campeonatos foram organizados… O Muay Thai vinha crescendo de uma forma muito forte e sólida. Em 1994 foi fundada a primeira Confederação Brasileira de Muay Thai do Brasil. A CBMT foi fundada pelo atual Presidente e Grão Mestre Luiz Alves, a qual é filiada a WMTC (World Muay Thai Council) da Tailândia, WMA (World Muay Thai Assossiation) da Holanda e IMTA (International Muay Thai Assossiation) da Holanda. Hoje o Muay Thai é uma unanimidade das lutas em pé, procurada por praticantes de varias modalidades, inclusive campeões do Ultimate Fighting Championship.

Se você que está começando é importante que procure um lugar regularizado para que possa aprender com um professor filiado a CBMT, onde receberá o ensino qualificado de Muay Thai, aprovado pelo órgão máximo do esporte, além do apoio nas competições, graduações e todos os benefícios que um filiado pode proporcionar.

O Muay Thai Atualmente 

Apesar de costumeiro em outros esportes de combate, não existem campeões nacionais nem campeões estaduais na Tailândia. Existem dois estádios principais no país: o LUMPINI e o RADAJAM, que eles chamam de “CAMPS” e que possuem lugares para 20.000 pessoas. Curiosamente, os nomes dos estádios são a única referência de classificação dos campeões da modalidade. Sendo assim, os únicos – e por consequência muito disputados – rankings são os do Campeão Lumpini e Campeão Radajam.
Lá se luta muito pela sobrevivência, principalmente em épocas de seca. Os indivíduos vão para os CAMPS e lá se instalam, às vezes lutando em troca de comida e cama.
Os jovens iniciam no Muay Thai aos nove anos, e aos 15 já estão profissionalizados e muitos são campeões. A partir daí, só lutam por dinheiro.
O estilo de luta é levado tão a sério que grande autoridade da Tailândia é convidada a entregar a premiação aos campeões.
Antes de cada luta é executado um ritual que pede proteção e sorte aos lutadores, e às vezes homenageia o técnico. Esse ritual é chamado de “RAM MUAY” e é diferente de escola para escola.

Curiosidades do Muay Thai

-Significado – Apesar do estilo ser conhecido como a Arte das oito Armas, este não é o significado do “Muay Thai”, que na verdade, em tradução literal, é “Arte Marcial Tailandesa”

A Naja  -espécie de cobra muito comum na Índia e sudeste asiático- é o réptil que representa o Muay Thai, por ser a única dentre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos capazes de tornar um praticante observador em um atleta quase imbatível: a exemplo do bote da Naja, as investidas do Muay Thai devem ser velozes e precisas, o golpe de vista deve ser infalível, e sempre aliado a um reflexo instintivo, para então se obter o resultado desejado na luta (a vitória). Alguns lutadores tailandeses inclusive bebem o sangue de Naja antes de suas lutas – para encorajá-los, segundo os costumes milenares.

Música – Assim como a capoeira, as lutas de Muay Thai (pelo menos na Tailândia) costumam ser embaladas pelas tradicionais músicas do país, que aumenta ou diminui conforme o ritmo da luta. A única diferença é que ela só acompanha, mas não determina o ritmo dos golpes.

– Segundo a tradição tailandesa, o Kruang (tarja ou cordão de graduação) após ser benzido e mergulhado em ervas sagradas, deve ser usado por todos os lutadores, pois tem como função dar proteção ao lutador.
Desmistificando as variadas graduações do Muay Thai pelo mundo, é importante lembrar que não existe um sistema deste tipo na Tailândia. Não existem faixas como no karatê, judô, etc… Na Tailândia, simplesmente existem os lutadores, nas categorias amador e profissional, sem tal preocupação.
A única coisa que conta é a experiência de luta do praticante.  No ocidente, devido à necessidade cultural de classificar e avaliar seus alunos, algumas federações e  mestres adotaram o sistema de graduação por cores.
Esta graduação é simbolizada pelo Kruang é uma espécie de tarja (ou cordão) colocada no braço do praticante (bíceps) com a coloração representando o “nível de experiência” do lutador.

-Os Golpes Básicos do Muay Thai:

– Jab / Direto: Jab é um soco lançado com a mão da frente tendo como alvo o queixo do oponente. O direito é lançado com a mão de trás tendo como alvo também o queixo.

– Cruzado: o cruzado é um golpe que cruza a linha frontal da guarda do oponente.é executado a média distância.

– Upper: o upper é um golpe executado de baixo para cima, tendo como alvo o queixo do oponente. É executado a média distância, com os punhos.

– Cotoveladas: as cotoveladas são golpes impulsionados pelos quadris utilizando as pontas dos cotovelos como armas. Podem ser lançados de todas as direções possíveis.

– Chute frontal: o chute frontal é um golpe que tem por função parar o ataque de um adversário, ou servir de preparação para um segundo golpe.

– Chute circular: esta é a técnica de chute mais usadas no boxe tailandês. Utiliza-se a canela para golpear o adversário com força, seja na altura das coxas, cintura, ou cabeça. Este é chamado de o “rei de todos os chutes”.

– Joelhadas: nenhuma outra modalidade de luta asiática utiliza os joelhos com tanta eficiência como o muay thai. As joelhadas podem ser aplicadas em diferentes partes do corpo.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s