Rotina de Treinamento de Bruce Lee

BruceLee kick

Olá pessoal! Ótimo 2013 para todos! Para começar esse novo ano, que já é o segundo ano do blog, vou falar um pouco sobre treinamentos específicos do nosso querido Mestre “Bruce Lee”.

Bruce Lee era um artista marcial bem excepcional que praticou e estudou vários tipos de exercícios durante sua carreira. Vamos falar um pouco sobre o treinamento para combate de Bruce Lee.

Antes de praticar sua rotina de treino marcial, Bruce Lee se aquecia com exercícios de footwork drill (sequência de passos ou step como conhecemos também), alongamento e shadow boxing (socos no ar ou “sombrinha”). Hoje a matéria será específica do trabalho de pernas do Mestre mas, posteriormente, falaremos mais sobre outros métodos de seu treinamento.

Step and slide shuffle: Este footwork envolve pequenos passos para frente, trás e lados, com movimentos rápidos de perna. Inclusive, lembra muito os “steps” do Taekwondo. Veja o exemplo da rotina no vídeo abaixo… Com o tempo de prática pode-se aumentar a velocidade e a quantidade dos movimentos.

Rotina de Chutes de Bruce Lee:

Bruce Lee praticava chutes no ar para desenvolver a velocidade e precisão do seu chute. Também usava o saco pancada de boxe ou aparador de chute para desenvolver a capacidade do seu chute.

Rotina de Shadow Kicking (Chutes no Ar):

1.    Chute frontal direto para cima com calcanhar – 3 sessões de 12
2.    Chute frontal direto para baixo com calcanhar – 3 sessões de 12
3.    Chute lateral – 3 sessões de 12
4.    Chute lateral baixo – 3 sessões de 12
5.    Chute baixo com dedos do pé – 3 sessões de 12
6.    Chute com dedos do pé na virilha – 3 sessões de 12
7.    Chute de gancho (médio & alto) – 3 sessões de 12
8.    Chute de gancho com giro de costas – 3 sessões de 12

Rotina de Bag Kicking (Chutes no Saco Pancada ou com aparador de chute):

1.    Chute lateral (esquerdo)
2.    Chute lateral (direito)
3.    Chute de gancho (esquerdo)
4.    Chute de gancho (direito)
5.    Chute com giro – saco pancada
6.    Chute de calcanhar – no aparador de chute
7.    Chute frontal com pressão lateral – saco pancada

Uma vez que você tenha adquirido prática na técnica destes chutes, você então pode adicionar o footwork (sequência de passos). Pratique usando aparador de chute com um parceiro ou com saco de pancada se praticar sozinho. Tente melhorar sua técnica em cada treinamento, aumentado a capacidade do seu chute e sua precisão. É melhor praticar os chutes com um aparador, pois assim você melhora sua precisão mais rapidamente.  O treino de luta sem contato e em ring boxe também ajuda a melhorar o seu chute. Bom treino!

Fontes consultadas: YouTube e MotleyHealth (Bruce Lee’s Kickboxing Workouts)

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