2013 já começou? Na agenda de Campeonatos, sim!

E aí pessoal? Tudo certo? Passaram bem o carnaval? Aproveitaram para descansar bastante o corpo e a mente?

Esperamos que sim, pois da mesma forma que existe a piadinha sobre “o ano só começar p/ valer de pois do carnaval”, o mesmo principio se aplica aos atletas competidores,  já que os campeonatos (independente da modalidade) só começam a dar as caras mesmo em Março.

Sendo assim, fica aqui a primeira dica deste ano do Elite Marcial: O Campeonato Internacional Aberto de Artes Marciais 2013, da O.I.A.M, que acontecerá em São Paulo, nos dias 16 e 17 de Março.

856233_538077619565398_1833277259_o

Regras gerais das modalidades no campeonato (extraídas do blog oficial):

“ATENÇÃO AMIGOS E PARCEIROS DA O.I.A.M.:

Atendendo a pedidos de diversos atletas, escolas e academias, aqui está o regulamento das lutas nas modalidades FULL CONTACT, LIGHT CONTACT, SEMI CONTACT, LOW KICK, THAI BOXING e SANSHOU/ SANDA, que serão realizadas no CAMPEONATO INTERNACIONAL DE ARTES MARCIAIS (17/03/2013) EM SÃO PAULO. CONFIRA:
FULL CONTACT

Modalidade realizada num quadrado delimitado por cordas (ringue). Objetivo principal é o nocaute (K.O.). Tem por duração 3 Rounds de 2′x1′. Não existe empate. No caso de indecisão é julgada melhor técnica de defesa, ataque e movimentação. São permitidos socos e chutes acima da linha de cintura exceto urakem e cetter. Obrigatório mínimo de 6 chutes por Round, critério em caso de empate é o maior nº de chutes.
EM TODOS OS ESTILOS É VÁLIDO O ASHI BARAI (Rasteira) E SÃO PROIBIDOS OS GOLPES NAS COSTAS E NUCA, OU QUANDO O OPONENTE ESTIVER NO SOLO.

LOW KICKS

LOW KICKS ( amador )
Modalidade realizada num quadrado delimitado por cordas (ringue). Objetivo principal é o nocaute (K.O.). Tem por duração 3 Rounds de 2′x1′. Não existe empate. No caso de indecisão é julgada melhor técnica de defesa, ataque e movimentação. São permitidos os chutes e caneladas acima dos joelhos e socos acima da linha de cintura. São proibidos os socos urakem e cetter. Obrigatório mínimo de 6 chutes por Round, critério em caso de empate é o maior nº de chutes.
EM TODOS OS ESTILOS É VÁLIDO O ASHI BARAI (Rasteira) E SÃO PROIBIDOS OS GOLPES NAS COSTAS E NUCA, OU QUANDO O OPONENTE ESTIVER NO SOLO.

THAI BOXING

Modalidade realizada num quadrado delimitado por cordas (ringue). Objetivo principal é o nocaute (K.O.). Tem por duração 3 Rounds de 2′x1′. Não existe empate. No caso de indecisão é julgada melhor técnica de defesa, ataque e movimentação. São permitidos os chutes, caneladas, esporões e joelhadas em todo o corpo e os socos acima da linha de cintura INCLUSIVE o cetter, no momento do clinche é válido projeção. Obrigatório o uso de joelhadas, critério em caso de empate é o maior nº de joelhadas.

EM TODOS OS ESTILOS É VÁLIDO O ASHI BARAI (Rasteira) E SÃO PROIBIDOS OS GOLPES NAS COSTAS E NUCA, OU QUANDO O OPONENTE ESTIVER NO SOLO.”

SEMI CONTACT

Modalidade realizada num quadrado não delimitado por cordas, que tem por duração 2 Rounds de 2×1. O combate é interrompido na aplicação de cada técnica válida, para a marcação do ponto . No caso de empate, acontecerá mais um round de 1 e se continuar empatado, o atleta que marcar o 1º ponto é o vencedor. São permitidos socos e chutes acima da linha de cintura. Não é permitido sair da área de luta. A cada 3 saídas o atleta perde 1 ponto, e a cada 9 saídas durante a luta o atleta é desclassificado. Não é válido o nocaute (K.O.).

LIGHT CONTACT

Modalidade realizada num quadrado não delimitado por cordas, que tem por duração 2 Rounds de 2×1. A luta é contínua onde os fatores a serem julgados são a técnica de defesa e de ataque além de movimentação. No caso de empate acontecerá mais um Round de 1. No caso de novo empate os fatores determinantes serão julgados em conselho pelos árbitros. São permitidos socos e chutes acima da linha de cintura. Não é permitido sair da área de luta. A cada 3 saídas, o atleta perde 1 ponto, e a cada 9 saídas num mesmo Round, o atleta é desclassificado. Não é válido o nocaute (K.O.). Obrigatório mínimo de 6 chutes por Round, critério em caso de empate é o maior nº de chutes.

SANSHOU/SANDA

Valendo chutes, socos, joelhadas, quedas e arremessos. Não podendo usar golpes de quebramentos e nem cotovelada neste evento, torções e golpes em pontos vitais: como contato com os olhos, garganta, nuca, testículos, técnica usando a cabeça são ilegais. O lutador pode vencer tanto por nocaute como por pontos, os combates será de 3 rounds de 2 minutos cada, 1 minuto de descanso. (Caso o atleta vença 2 rounds seguidos, o mesmo será o vencedor do combate) sem precisar de um 3 round.

Pontuação

– Soco ou chute bem aplicado: 1 ponto
– Soco ou chute bem aplicado que derruba o adversário: 2 pontos
– O lutador derruba o adversário sem cair: 2 pontos
– O lutador perde o equilíbrio: 1 ponto
– O lutador executa técnica de joelhada sem segurar: 1 ponto

Falta

Na primeira violação da regra, dedução de 1 ponto. Na segunda, dedução de 3 pontos. Na terceira, o atleta é desclassificado.

Faltas técnicas

Na primeira violação das regras, advertência. Na segunda , dedução de 1 ponto.
Na terceira, o atleta é desclassificado.

Equipamentos obrigatórios – Sanshou / Sanda (amadores)

Capacete aberto, protetor bucal, caneleira,luva 8 onça para o atleta que tiver na categoria até 60kg e 10 onça para o atleta que tiver na categoria até 70kg e 12 onça para o atleta que tiver nas categorias até, 80 e 90 kg, coquilha por dentro da calça ou short e camiseta sem manga da mesma cor dos protetores

Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.
Mestre Cássio Xavier – Presidente da Organização Internacional de Artes Marciais

Mais Informações:

academiaamadeus@ig.com.br

Ou pelos telefones:

(11) 2033-1756/(11) 99229-0189/(11) 96237-8290

Fiquei com algumas dúvidas no que diz respeito as regras, como por exemplo “qual equipamento é necessário para cada uma das modalidades” e “valor das inscrições e data limite“. Estou em contato com a O.I.A.M para tirar estas dúvidas, e assim que obtiver uma resposta deles, já atualizo o post.

No mais, e aí? Nos vemos (ou enfrentamos, quem sabe) por lá?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s