Saudação Do Kung Fu

Bom, como sempre tudo que se relaciona a Artes Marciais, sempre me interessa e sempre tem uma curiosidade ou outra que chama a atenção.

Desta vez, vi sobre um assunto bem interessante, que todos já devem ter feito ou visto, o “Cumprimento das Artes Marciais Chinesas”! Segue a matéria*:

“Embora presente em todos os estilos da milenar arte marcial chinesa, são poucos os que, ao executarem, conhecem os significados tradicionais e históricos que envolvem essa saudação.Ching (敬) significa saudar ou reverenciar, enquanto li (禮) significa cerimônia ou cortesia, ou seja, podemos entender esse termo como “saudação de cortesia”.
O gesto de pousar a palma da mão esquerda estendida sobre o punho direito cerrado tem, a princípio, a interpretação de que a “mão educada” cobre a “mão agressiva”. Por essa razão, essa saudação é também compreendida como um gesto de respeito e humildade.

Na tradição do sul (KwangTung, Fujian, principalmente), essa saudação é chamada de Kin lai, a mão esquerda representa o “Dragão verde” (綠龍) que simboliza a energia yang, a energia masculina, a primavera, a direção leste, e claro, o seu significado milenar de coragem e perseverança. A mão direita representa o “Tigre branco” (白虎) que simboliza a energia ying, a energia feminina, o outono, a direção oeste, bem como o seu milenar atributo de força e proteção.

Um antigo conto chinês narra o encontro de Lu Long (dragão verde) e Pai Hu (tigre branco), de cujo acasalamento gerou-se muito poder, prosperidade e uma abundante energia que foi emanada por todo o universo tornando-os, por isso, inseparáveis.
Outra variação histórica se refere ao fato da mão esquerda aberta simbolizar a lua (月), ao passo que a mão direita fechada simboliza o sol (日), e ao se unirem as duas simbolizam a clareza (明) no universo do aprendizado.

Na realidade, essa interpretação se originou na época das “sociedades secretas”, que tinham como objetivo lutar pela restauração da Dinastia Ming (明朝), esta derrubada pela DinastiaChing (清朝). Os membros dessas sociedades executavam essa saudação com as mãos invertidas, ou seja, direita em palma (月) e esquerda em punho (日), sendo que a união das duas geravam a mesma interpretação. Ou seja, Ming (明), mas nesse caso referindo-se à dinastia pela qual lutavam para restaurar, cujo o lema era fan Ching fu Ming (翻清復明), algo que podemos traduzir como “Derrubar Ching e restaurar Ming”. Mais tarde, uma contra-senha derivada desta saudação chamada Wu pai xiang (五拜香), “os cinco incensos”, foi criada para proteger a integridade e manter o anonimato dos membros destas sociedades secretas.
Hoje, o Ching li, seguindo as tradições sulistas chinesas, são executados ao adentrar no Wu kwan (武 館) para o Shi Fu, para os membros da família ou da associação, assim como para aqueles que tomam parte da comunidade marcial. Executá-lo antes de iniciar e ao encerrar os treinamentos técnicos demonstra respeito e gratidão, da mesma forma quando trocada entre parceiros de treino.

Claro que muitos praticantes continuaram executando essa saudação, digamos que no “automático”, porém ele só será verdadeiramente Chin li se estiver imbuído de cortesia, respeito ou gratidão.”

*Esta matéria tem origem de uma pagina do Facebook, “Essência Marcial”

Anúncios

Uma opinião sobre “Saudação Do Kung Fu”

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s