XARM – Onde “Falcão – O Campeão dos Campeões” encontra o UFC

hart-goes-for-armbar-001
A capacidade do ser humano em chutar o balde, no que diz respeito a inventar moda”, é sempre impressionante. Não importa a área, o limite inventivo de certas pessoas parece não ter fim. Japoneses que o digam, certo? Nas artes marciais isso não poderia ser diferente.

Se você ama o MMA, vai adorar o XARM” – diz a propaganda.

Criada por Art Davie (co-fundador do UFC), o XARM (pronuncia-se “écs-arm”, não “cross-arm”) é um esporte híbrido que combina luta de braço (também conhecida como braço de ferro) com o MMA. O objetivo continua sendo o mesmo, ou seja, derrubar o punho do rival, e as mãos dos oponentes seguem atadas, como é de praxe em competições profissionais. A diferença é que, para superar o adversário, vale usar técnicas de outras modalidades. Socos? Chutes? Cotoveladas? Tudo liberado, com o objetivo de unir agressividade e estratégia. A diferença entre o MMA é que a mesinha de apoio dos braços segue entre os concorrentes.

O Xarm possui, inclusive, uma categoria feminina. As lutas são disputadas em três rounds de um minuto cada. Há categorias de peso (nove para homens e seis para mulheres).

Abaixo vocês podem conferir um video de uma das lutas da temporada de 2012. Se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o “esporte”, segue o site oficial: http://xarm.com/?page_id=1710

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s