Porque TODOS os lutadores deveriam Boxear – Parte 2

Dando continuidade à nossa nova série de artigos, vamos ao segundo motivo do porquê TODOS os lutadores deveriam aprender a boxear, independente de seus “estilos” principais.

Velocidade do Reflexo

O ritmo em uma luta de boxe costuma ser muito mais rápido do que em outras artes marciais. Nós nos aproximamos atacando com as duas mãos praticamente ao mesmo tempo, isso quando não atacamos e defendemos ao mesmo tempo. Com absoluta certeza o boxe acontece em um ritmo mais rápido que o do wrestling ou lutas de “chão” em geral, que são mais baseadas em força e alavancas, e você acaba tendo mais tempo para pensar enquanto organiza seu ground game. No boxe esta janela de tempo não existe. Uma vez que você se encontra engajado com o oponente, é melhor estar lutando. Se estiver planejando pensar no ringue, melhor que esteja preparado para fazer isso enquanto soca e toma socos (e você já tentou pensar com clareza enquanto leva pancadas na cabeça? Tente). Realmente não existe – a não ser pelo intervalo – tempo ou local “de boa” para você ficar protelando.

Lutas são muito (MUITO) mais próximas quando chutes não são permitidos

Mas e quanto aos estilos marciais que envolvem chutes? Eu costumava pensar que uma forma de luta com 4 armas (mãos e pernas) teriam um ritmo muito mais rápido que um com somente 2 armas (mãos, no caso), mas não é bem assim, aparentemente.
Alcance e poder provavelmente ditam as maiores diferenças em uma luta envolvendo chutes versus uma luta onde somente os socos contam. O respeito do chute de um oponente combinado com uma distância de luta maior (por conta dos chutes longos) tendem a desacelerar o ritmo de uma disputa de kickboxe. Em uma luta onde tanto socos quanto chutes são permitidos, lutadores não costumam chegar tão perto um do outro e nem disparar tantos socos quanto seriam possíveis.

Táticas Ofensivas e Defensivas simultâneas

Sei que desde o inicio estou batendo nessa tecla, mas o fato é que boxeadores geralmente possuem um ritmo bem acelerado. Mãos não somente são mais rápidas do que os pés, como também são armas muito mais próximas da cabeça, e podem ser usadas em combinações muito mais rápidas e sucessivas. Outra vantagem é a possibilidade de usar as mãos no ataque mesmo enquanto se defende. Eu diria que, em lutas do estilo kickboxe, levantar a defesa facilmente ocuparia suas “armas”. Por exemplo, bloquear um chute usaria suas pernas, o que o impediria de chutar de volta simultaneamente, ou mesmo de rotacionar o tronco para um contra golpe. Claro que você poderia contra atacar APÓS defender o chute, mas nunca durante (existem exceções, mas estou falando de uma maneira geral). Já no boxe, é muito mais comum atacar e defender simultaneamente.

Atacar e defender simultaneamente contra armas bem posicionadas e ligeiras certamente fazem do boxe uma arte de luta muito mais rápida. O que provavelmente mais amo neste esporte é que você realmente aprende a lutar baseado em seus reflexos. Sem pensar ou planejar, você simplesmente entra no ringue e “sente” a luta. Não existe distância segura ou posição que deix  o combate mais lento. Ou se está perto do oponente ou REALMENTE perto.

A única coisa que você pode fazer é uma das mais instintivas, que é recorrer aos reflexos. E aprender a lutar de maneira “natural” no boxe ajudará a melhorar seu tempo de reação nas lutas em geral. Tenho certeza que outros estilos também trabalham esta área, mas realmente acredito que somente o boxe o faça em um nível tão refinado.

Aqui termina nossa segunda postagem da série. Na próxima semana, “Slickness

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s