Porque TODOS os lutadores deveriam Boxear – Parte 1

Why ALL Fighters Should Learn Boxing
Boxe pode te ensinar mais sobre luta do que você imagina

Aqueles que nunca tentaram boxear poderiam facilmente dizer:

  • Porque me preocupar com um estilo de luta limitado ao uso das mãos?
  • Sem chutes, joelhadas ou cotoveladas? Boxe não é luta de verdade.
  • Boxe é somente sobre acertar um soco que leve ao nocaute, qualquer um pode ser sortudo o suficiente.
  • A técnica de soco dos boxeadores é bem ruim.
  • Boxe é tão feio que parece uma briga de rua.

Já os que TENTARAM, diriam facilmente:

  • Boxe é duro. Treinamento duro, competição ainda mais dura.
  • Atletismo puro. Velocidade, força, e resistência. Cansativo e doloroso.
  • Reflexos incríveis e tempo de reação extremamente aguçado durante as lutas
  • Exige muita habilidade, mas é uma arte de luta mal compreendida por leigos
  • Lutadores e ambientes de treino humildes

Todos os lutadores, independente de seus estilos, deveriam se beneficiar dos conhecimentos do boxe. Mesmo que você não ligue para técnicas de boxe ou socos específicos do estilo, ainda seria possível aprender muita coisa. Boxe pode torná-lo um atleta melhor, aprimorar seus reflexos, te deixar mais suave e confortável durante uma luta. Existe um motivo pelo qual todos os camps de treino de MMA costumam ter treinadores exclusivos de boxe em suas equipes.

Nesta nova série de artigos (traduzida de um texto único do excelente ExpertBoxing) publicados semanalmente – a partir de hoje – vamos destrinchar
os principais motivos pelos quais TODOS os lutadores deveriam adquirir técnicas de boxe.

1 – FUNCIONALIDADE DOS SOCOS

Esta aqui parece ser um tanto óbvia, mas por muito mais razões do que vocês imaginam.  Para começo de conversa, golpes de boxe são funcionalmente superiores em comparação a qualquer tipo de técnica de soco encontrada em estilos / artes marciais que não sejam boxe. Tudo o que fazemos é dar socos. E nós não soltamos apenas um tipo de soco. Soltamos TODOS os socos possíveis, utilizando técnicas diferentes que usam todos os ângulos, com variações na distribuição de peso e energia. Socos no boxe não são apenas mais poderosos, são rápidos, mais inesperados e mais mortais do que qualquer outro tipo de soco.

Boxeadores tem mais versatilidade e mais eficiência em suas técnicas de soco

Sim, claro, já vi praticantes de karatê quebrarem tijolos e lutadores de MMA baterem tão forte quanto qualquer boxeador, mas a QUALIDADE do soco não é a mesma. O golpe de um boxeador é mais veloz, menos telegrafico (mais difícil de antecipar), e nós podemos disparar de um sem número de ângulos e direções diferentes. E de quebra, não atingimos apenas com um ou dois golpes. Podemos soltar uma sequência de pelo menos 10 socos, usando muito menos energia do que outros lutadores.

TÉCNICA de soco vs ESTRATÉGIA de soco

Mesmo que alguém já tenha dominado todos os golpes do boxe, ele ainda não terá a experiência para usar todo o potencial deles. Soltar um jab perfeito em um saco de pancadas é FÁCIL. Agora disparar este mesmo jab durante uma luta, ENQUANTO DESVIA do jab de seu oponente E sem tirar a atenção da mão direita dele… é muuuito mais dificil. :)

O mesmo vale para o direto. Qualquer um pode aprender a soltar um direto. Mas será que conseguem enxergar o timing perfeito para usá-lo? Conseguem calcular o tempo em que seu oponente estará no local exato para tomá-lo? Podem mirá-lo com exatidão no queixo dele? Será que conseguem enxergar tudo isso durante uma trocação rápida de golpes? E mais importante: conseguem fazer tudo isso instintivamente?

Mas e quanto aos socos mais simples, sem tanto poder? O que acha de usar somente um golpe rápido como o jab para dominar e vencer uma luta inteira? Ou usar somente uns “totózinhos” para atrapalhar o oponente, mantendo-o a distância, ou preparando o campo para golpes maiores? Ou golpes no corpo? Ou que tal usar fintas? Ou disparar socos com seu corpo inclinado para a frente, para trás, agachado… Socos à curta e longa distância, em linha reta, curvos, na cabeça, corpo, em pivô, enquanto desvia ou defende com os ombros. Por acaso outros estilos de luta te ensinam E te preparam para ter esta eficiência? Não.

*** Incrível FUNCIONALIDADE DE SOCOS e versatilidade ***

Os benefícios dos socos de boxe:

  • mais potência
  • mais velocidade
  • mais ângulos
  • mais eficiência
  • mais versatilidade
  • melhor precisão
  • melhor timing
  • melhor funcionalidade dos socos em geral

Socar é tudo que nós pugilistas fazemos, e somos MUITO bons nisso

Aqui termina nossa postagem introdutória da série “Porque todos os lutadores deveriam boxear”. Na próxima semana, “Velocidade e Reflexo

3 comentários em “Porque TODOS os lutadores deveriam Boxear – Parte 1”

Deixe aqui seu comentário